
A festa de Natal correu muito bem. Obrigada a todos aqueles que a ela assistiram e que nela participaram.. Foi para nós um prazer prepará-la para vocês.




O primeiro contacto da criança com o mundo é através da via oral. A criança leva à boca tudo o que encontra, para morder. É assim que os bebés identificam os objectos, experimentando a sua textura, forma, tamanho e peso.
Vale lembrar que somos todos inocentes. Tanto a criança que agride através da mordida, quanto à criança que é agredida. Tanto os pais que ficam angustiados e defendem os seus filhos, quanto à escola que se depara com a situação e que se sente completamente impotente.
A situação da mordida, deve ser tratada com tranquilidade, esclarecendo a criança sobre a dor provocada por esta. É importante saber que as mordidas deixarão de existir quando a linguagem estiver desenvolvida, a partir dos dois anos. Cada criança é diferente da outra, e vive uma realidade distinta, que precisa ser analisada em conjunto pelos pais e educadores. A principal resposta para tal circunstância é dar atenção, carinho e amor à criança, pois a sua vida futura e o seu crescimento depende disso.


No Outono, todos temos mais sono.
As andorinhas não são galinhas.
As folhas não comem solhas.
As aranhas, gostam de castanhas?
E as nozes, têm vozes?
Os dióspiros são giros!
As romãs, serão irmãs das rãs?
E as avelãs, serão tias das maçãs?
As uvas não usam luvas!
No Outono, o Sol fica mole.
A chuva miudinha molha a pinha.
O vento vai ao casamento, no convento.
O tio não gosta do frio, fica sem pio!
E assim acaba a brincadeira
que não deu canseira.
Para as crianças da sala de estudo, é fundamental continuarem a fazer alguns trabalhos escolares durante as férias, para que as aprendizagens que realizaram durante o ano lectivo não sejam completamente esquecidas.
odos trabalharam em grupo e em constante interajuda. Ouviram e leram histórias, ensaiaram canções, fizeram dramatizações, pesquisaram, construiram placares onde recontaram histórias através de banda desenhada entre outras actividades. Os trabalhos realizados eram sempre apresentados aos amigos, dando-lhes a conhecer o conteúdo dos mesmos. Para finalizar este mês e o mini projecto, convidamos os pais a virem assistir a duas peças de teatro realizadas pelas crianças "D. Dinis - O Rei Poeta"e "D.Pedro - O Justiceiro".




No dia 23 de Março, os nossos pequeninos vão levar os seus "filhos" ao médico, participando numa iniciativa conjunta entre o Hospital Geral Santo António e a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Esta actividade tem como objectivo ajudar as crianças a ultrapassar o "medo da bata branca" através de uma simulação em que as crianças representam os pais de um boneco (o doente) que é tratado pelos alunos de Medicina que fazem o papel de médicos e enfermeiros.
Dia 20 de Março o Palmo e Meio festeja os seus 20 anos... por isso vamos fazer uma festa... De manhã vamos festejar no Maria Rapaz. À tarde vamos cantar os parabéns, comer bolo, assistir a um teatro realizado pelas crianças da sala de estudo e fazer uns jogos tradicionais. Vai ser um dia muito divertido.