terça-feira, outubro 31, 2006

O Mês de Outubro

O mês de Outubro, foi um mês cheio de actividades..
No dia 4, festejamos o dia do animal. Uma das crianças trouxe as suas tartarugas. Apresentou-as aos amigos, informou-os sobre as suas características e todos ficaram a saber muito mais sobre elas e sobre o seu modo de vida. Depois cada sala apresentou uma canção ou uns poemas aos amigos das outras salas.. As crianças da Sala de Estudo no final da comemoração ensinaram um poema da Luisa Ducla Soares aos mais novos.. Foi uma tarde bem passada..

Bichinho gato
Que comes tu?
Sopas de leite e peixe cru
Bichinho gato como falas tu?
Miau, miau
Fu, fu, fu, fu
Bichinho gato que vestes tu?
Detesto roupa só ando nu.

No dia 12, a sala dos 5 anos, organizou a desfolhada e convidou os amigos das outras salas a participar. Deram a conhecer a tradição da desfolhada explicando como e quando acontecia, trouxeram lenços e trajes tradicionais, fizeram danças de roda, por fim fizeram a desfolhada e procuraram ansiosos o milho rei.

No dia 16, o pré escolar decidiu juntar-se no refeitório e confeccionar a sopa que iriam comer nesse dia... todos chegaram cedinho e logo colocaram mãos à obra.. nunca pensaram as crianças que descascar cenouras era tão difícil..

No dia 30, festejamos o Halloween.. As crianças vieram mascaradas.. trouxeram guloseimas que trocaram com os amigos ao lanche.. fizemos pinturas faciais. Para finalizar a festa, as educadoras fizeram um teatro de sombras para as crianças, com a história "A Bruxa Mimi".

segunda-feira, outubro 09, 2006

O Outono

Outono...

No Outono, todos temos mais sono.

As andorinhas não são galinhas.

As folhas não comem solhas.

As aranhas, gostam de castanhas?

E as nozes, têm vozes?

Os dióspiros são giros!

As romãs, serão irmãs das rãs?

E as avelãs, serão tias das maçãs?

As uvas não usam luvas!

No Outono, o Sol fica mole.

A chuva miudinha molha a pinha.

O vento vai ao casamento, no convento.

O tio não gosta do frio, fica sem pio!

E assim acaba a brincadeira

que não deu canseira.