quarta-feira, fevereiro 27, 2008

"Circo" o projecto dos 5 anos - Construção da tenda

Já passou algum tempo desde a nossa última visita aqui ao blog. Mas a verdade é que andamos tão atarefados com tantas coisas que temos e queremos fazer, que acabamos por nos esquecer de mostrar a todos aquilo que andamos a fazer.

Desta forma e voltando ao ponto em que ficamos, vamos fazer um pequeno resumo de tudo que andamos a trabalhar.

Depois de estruturarmos tudo o que queríamos trabalhar, iniciamos a construção do nosso circo e das suas personagens.

Fizemos os animais, e aprendemos as suas características. Ao mesmo tempo construimos o nosso circo, com caixotes e toalhas.

domingo, fevereiro 24, 2008

Trabalhar na Sala do Ano

Diz-se que na creche não é possível trabalhar muito com as crianças por estas ainda serem muito pequenas, no entanto, na nossa creche, as crianças da sala berços pintam várias vezes os seus dedinhos para fazerem pequenos trabalhos. Mas as crianças da sala do ano, fazem quase diariamente diferentes trabalhos ao nível das diferentes expressões - pintam com tintas em diferentes materiais utilizando os seus dedinhos, pintam com lápis de cera, rasgam, amassam e colam papel, amassam e já tentam moldar a pasta de farinha, adoram a digitinta e a pintura do painel da parede da sala.
São também trabalhados com as crianças da sala do ano, os diferentes animais. Exploramos os seus sons e uma das suas principais características, sempre acompanhados de uma canção, poema, história ou adivinha que facilmente nos fica no ouvido. Temos ainda o cuidado de dar a conhecer aos pais aquilo que com eles estamos a trabalhar durante a semana, para que em casa possam acompanhar o trabalho realizado na escola.

sábado, fevereiro 23, 2008

Serra da Estrela, aqui vamos nós...

Esta semana vamos vestir roupas quentinhas e vamos passar o dia à Serra da Estrela...

As figuras geométricas

As figuras geométrica encheram a sala de cor e de alegria e com a ajuda delas construímos na nossa sala a casa do Ursinho do Pijama. Agora que todos já as conhecem e distinguem e que a casa já está construída, o que virá por aí???

f
h

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

O Amor..

"O Amor é quando pedimos em namoro e sentimos bichinhos na barriga" (Francisca 6 anos)


Obrigada a todos os pais que reflectiram e que partilharam a sua reflexão sobre o AMOR...


sábado, fevereiro 09, 2008

Carnaval no Clube dos Fenianos


Mais uma vez, fomos convidados para irmos actuar na festa do Clube do Fenianos que se realizou dia 2 de Fevereiro. Desta vez, o tema do espectáculo foi "O Circo".
Depois de alguns ensaios, lá estávamos nós novamente no clube, todos bem mascarados e a assumir com perfeição a personagem a desempenhar. Todos divertidos um apenas um pouquinho nervosos desempenharam o seu papel na perfeição.
Parabéns a todas as crianças que participaram e um Muito Obrigada aos Pais, por toda a disponibilidade e compreensão.



A Tarde de Carnaval


À Tarde, no Palmo e Meio, todas as crianças foram para o pavilhão onde as educadoras tinham organizado um espectáculo de luz negra. Apesar do escuro, não houve medo nem choro.

A Manhã de Carnaval

Na manhã de Carnaval todos nos mascaramos e fomos passear aos jardins do Palácio de Cristal.


Na Biblioteca Almeida Garret assistimos a uma História representada em Teatro de Fantoches, intitulada de "Corre, corre Cabacinha".


Depois fomos para azona de leitura onde todos descobrimos e ouvimos novas histórias.


A Manhã de Sexta feira de Carnaval foi muito divertida.