sábado, abril 24, 2010

Creche - Sala do Ano

As crianças da creche apesar da sua tenra idade também já fazem diariamente os seus trabalhinhos. O trabalho sensorial é muito importante, o mexer em tintas, em pasta de modelar, a digitinta, o tocar em diferentes texturas.
O trabalho ao nível da linguagem é fundamental, todos os dias cantam os bons dias e depois ouvem e alguns já emitem sons de outras pequenas canções, ouvem histórias muito curtas que aos poucos começam a conhecer.
Todas as semanas se fazem momentos de expressão motora, onde as crianças desenvolvem as suas capacidades motoras, assim como as idas ao recreio, onde brincam, correm, descem de escorrega e alguns já tentam andar nas motas do recreio.


Começa também nesta fase, a estimulação de autonomia, começar a comer sozinho, conseguir trazer um objecto pedido, tirar algumas peças de roupa básicas do seu corpo.

É também nesta fase que começa o reconhecimento de algumas regras básicas e ainda muito rudimentares, através de momentos muito específicos da rotina, como sentar na roda para cantar os bons dias, ir sentar na cadeira da mesa quando é para trabalhar, ajudar na tarefa de arrumar a sala. Tudo isto e muito mais só é possível quando o grupo é estimulado, as suas rotinas são bastante vincadas e a afectividade está bastante presente. É através da afectividade que a criança confia, aprende e se desenvolve na creche.